domingo, 25 de novembro de 2012

Botão vence GPBrasil e Tião é tri-campeão



Foi uma corrida das mais emocionantes dos ultimos tempos, teve de tudo: acidentes , rodadas, saidas de pista, chuva, pista seca, falhas nos pits e etc...

Hamilton e Botão pularam bem na largada e foram seguidos por Massa, Hulkenberg, Webber e Alonso. Após o s do Senna, Tião se chocou com Bruno Senna e parecia que sua corrida terminava ali, mas Tião deu um cavalo de pau e retornou a pista na ultima posição. Senna não teve a mesma sorte e abandonou a corrida.


 Tião começou uma corrida de recuperação sensacional e não demorou muito para aparecer em 6° lugar com as paradas para trocar pneus pois a pista começou a ficar encharcada. Hulkenberg fez uma excelente corrida e ultrapassou botão e Hamilton e assumiu a liderança. Massa chegou a ficar em 3° lugar retardando a parada nos pits, mas a pista ficou muito molhada e os pneus lisos já não mantinham o carro na pista. Quando massa entrou para os pits e colocou os pneus intermediários a chuva parou e quem estava de intermediário trocou para liso de novo mas Massa permaneceu na pista com os intermediários que acabara de trocar e foi ultrapassado por varios carros. Groselha teve de aprontar mais uma ele deu uma escapada e bateu forte na proteção de pneus, trazendo o safty car a pista. 

Hulkenberg vinha controlando bem a corrida até a volta 44 quando acabou perdendo o controle do seu Force India e foi ultrapassado por Hamilton. Na volta 55 Hulkenberg tentou ultapassar Hamilton na freada do s do Senna, mas seu carro escapou de traseira e sua roda traseira direita acertou a dianteira esquerda da Maclaren de Hamilton, quebrando a suspensão e esse foi o adeus de Hamilton na Maclaren.Hulkenberg foi punido com um drive thru por ter sido considerado culpado do acidente com Hamilton.

Botão não teve nada com isso e assumiu a liderança seguido por Felipe Massa e Dom Alonso.Tião vinha em sétimo a frente de Koba San e atrás de Schumi. A 10 voltas do fim a chuva ficou mais intensa e Tião ultrapassou Schumi assumindo o 6° lugar mais do que suficiente para ser campeão. Alonso ultrapassou Massa e garantiu o 2° lugar. 

 Faltando 2 voltas do fim Paul Di Resta escapou na subida do café e bateu forte, o safty car mais uma vez entrou na pista e não havia tempo para mais nada!  vitória de Botão e o 3° título seguido para Tião.

Troféu Jumento da corrida

Para não perder o Hábito temos alguns indicados: Bruno Senna por bater em Tião e Quase arruinar o título do alemão, Groselha por ter perdido o controle do carro e bater bisonhamente, Paul di Resta por ter batido na subida do café a 2 voltas do fim, levando a corrida a terminar em bandeira amarela.   


Destaques Positivos

Os destaques positivos foram para a excelente corrida de Vettel após ter sido abaurroado por Senna na 1° volta, Massa apos ter caido para as ultimas posições depois da troca equivocada dos pneus, Alonso por não ter desistido de perseguir a vitória e o título e Botão por ter uma pilotagem suave na pista molhada e ter ficado longe de confusão. Schumi na sua despedida ter terminado na 7° colocação com essa carroça devoradora de pneus da Mercedes.  
        
Fim de temporada!

Essa temporada foi uma das mais emocionantes dos últimos anos, 7 vencedores diferentes nas 7 primeiras corridas, a imprevisibilidade dos pneus, foi se o tempo em que Schumi tinha pneus exclusivos, vinham direto da fábrica para ele era uma vantagem enorme sobre a concorrência! e o que mais me chamou a atenção foi o jogo duro da FIA com a Red Bull, tentaram de todas as maneiras barrar o desenvolvimento do carro, mas toda vez que proibiam algo do carro o mago Adrian Newey tirava uma carta da manga e os touros vermelhos voltavam a dominar.
 Bom já estou com saudades das corridas que só voltam em março de 2013! que venha Melbourne na Austrália.

Confira o resultado final de Interlagos:

 

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1h45m22s656 (71 voltas)

2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 2s754 (71)
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 3s615 (71)
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault): a 4s936 (71)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): a 5s708 (71)
6 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): a 9s453 (71)
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 11s907 (71)
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari): a 28s653 (71)
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari): a 31s250 (71)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault): a 1 volta (70)
11 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault): a 1 volta (70)
12 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth): a 1 volta (70)
13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari): a 1 volta (70)
14 – Heikki (HOL/Caterham-Renault): a 1 volta (70)
15 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 1 volta (70)
16 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth): a 1 volta (70)
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth): a 2 voltas (69)
18 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth): a 2 voltas (69)
19 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes): a 3 voltas (68)

Não completaram:
20 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes): 54 voltas
21 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 5 voltas
22 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault): 1 volta
23 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault): 0
24 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari): 0



Confira o calendário de provas para 2013


17 de março - GP da Austrália
24 de março - GP da Malásia
14 de abril - GP da China
21 de abril - GP de Bahrein
12 de maio - GP da Espanha (Barcelona)
26 de maio - GP de Mônaco
09 de junho - GP do Canadá
16 de junho - GP de Jersey (Nova York) * (ADIADO PARA 2014)
30 de junho - GP da Inglaterra
14 de julho - GP da Alemanha
28 de julho - GP da Hungria
25 de agosto - GP da Bélgica
08 de setembro - GP da Itália
22 de setembro - GP de Cingapura
06 de outubro - GP da Coreia do Sul
13 de outubro - GP do Japão
27 de outubro - GP da Índia
03 de novembro - GP de Abu Dhabi
17 de novembro - GP dos EUA (Austin)
24 de novembro - GP do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário