domingo, 28 de outubro de 2012

Vettel vence GP da Índia e fica próximo do título de 2012



O GP da Índia de fórmula 1 foi vencido por Sebastian Vettel (Tião) de ponta a ponta, foi mais um passeio do alemão.
 Logo na largada manteve a 1° colocação seguido por Webber, Hamilton, Button(botão), Alonso, Massa e Raikkonen. Vale destacar a disputa entre Botão, Hamilton e Alonso! o espanhol chegou a ultrapassar os dois carros da Maclaren, mas Botão conseguiu recuperar a posição atrasando a freada e fritando os pneus. Já Hamilton não teve a mesma chance e perdeu a posição para o espanhol.

 Outra disputa que durou toda a corrida foi entre Massa e Raikkonen, o homen de gelo bem que tentou ultrapassar Massa mas a Ferrari era nitidamente mais rápida de reta mesmo usando o DRS que permite abrir a asa traseira, a Lotus era só 5 kmhs mais rápida que a Ferrari, impossibilitando a ultrapassagem.

 Logo na primeira curva Schumacher(Schumi) foi abaurroado na traseira por Vergne( devolvendo a batida do alemão na corrida de Singapura), Schumi teve seu pneu traseiro direito furado e foi obrigado a parar nos boxes. Sua corrida acabou ali, mesmo voltando para a prova já não tinha mais chance de pontuar. 
A corrida dos brasileiros

 Felipe Massa teve uma corrida discreta, o destaque fica pela ultrapassagem sobre o homem de gelo logo que saiu dos boxes aproveitando bem a zona de DRS. Já Bruno Senna protagonizou bons duelos com Pastor Maldonado(Maldanado), Grojean(Groselha), Kobayash(Koba San) e Nico Rosbergue(Queijinho).
 Senna conseguiu boas ultrapassagens e chegou em 10° lugar ao ultrapassar Queijinho nas ultimas voltas, marcando 1 pontinho. Maldanado chegou a recuperar a posição que havia perdido para Senna logo que saiu dos boxes, mas na disputa com Koba San teve seu pneu traseiro esquerdo furado e foi para os boxes dando adeus a disputa. 
 Outra vítima da asa dianteira( acho que amolaram as aletas das asas, pareciam facas cortando pneus ao meno toque!) Foi Sérgio Prez(Chiquitito Perez), aliás ele está sofrendo da síndrome pós contrato! logo que assinou o contrato com a Maclaren só tem se metido em confusão, nem corrida termina mais!

Tião com a mão na taça
  

Com essa vitória Tião chega a 240 pontos e abre 13 em relação a Dom Alonso da Ferrari e já coloca um dedo na taça de tricampeão. Parece que os touros vermelhos estão imbatíveis e é muito provável que assistiremos mais um passeio de Tião já no próximo final de semana! que venha Abu Dhabi.

Concluindo...

 No geral foi uma corrida chata sem muita alternância de posições. Meu destaque vai para Dom Alonso      que desda largada se manteve sempre aguerrido em busca de posições. Ganhou as posições de Hamilton, Botão e Webber chegando na 2° posição minimizando o prejuízo em relação a Tião que só passeou pela Índia, largou bem e logo vestiu o pijama e esperou a bandeirada final. 
 Meu outro destaque vai para Senna que fez uma corrida agressiva, galgou 3 posições e como recompensa marcou um ponto!  

  Os destaques negativos fica por conta da poluição! era tanta fuligem no ar que ficava DIFÍCIL DE ENXERGAR os carros no inicio da reta e da tomada do elicóptero. O continente asiático esta tomado por poluição industrial pesada e nada é feito para no mínimo amenizar essa situação! Fato lamentável...

Troféu jumento da corrida     

 Só para não perder o costume de cornetar os pilotos, mas essa corrida não teve nemhum destaque marcante já que os recorrentes Groselha e Maldanado estão na fase freira de suas carreiras... vou apontar o piloto da STR Jean-Eric Vergne  por ter causado a colisão mais grave, furando o pneu do Schumi. Além de ele ter prejudicado o alemão ele foi vítima da sua própria barbeiragem: a sua asa dianteira se partiu ficando presa embaixo do assoalho de seu carro o obrigando a parar nos boxes.

Resultado final do GP da Índia    


1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 60 voltas

2º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 9s400

3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 13s200

4º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 13s900

5º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes a 26s200

6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 44s600

7º - Kimi Raikkonen (FIN) Lotus-Renault - a 45s200

8º - Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes - a 54s900

9º - Romain Grosjean (FRA) Lotus-Renault - a 56s100

10º - Bruno Senna (BRA) Williams-Renault - a 1min14s900



11º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 1min21s600

12º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a 1m22s800

13º - Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso-Ferrari - a 1m26s000

14º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1min26s400

15º - Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 1 volta

16º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Renault - a 1 volta

17º - Vitaly Petrov (RUS) Caterham-Renault - a 1 volta

18º - Heikki Kovalainen (FIN) Caterham-Renault - a 1 volta

19º - Charles Pic (FRA) Marussia-Cosworth - a 1 volta

20º - Timo Glock (ALE) Marussia-Cosworth - a 2 voltas

21º - Narain Karthikeyan (IND) HRT-Cosworth - a 2 voltas


ABANDONARAM

Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari

Pedro de la Rosa (ESP) HRT-Cosworth

Michael Schumacher (ALE) Mercedes



      
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário